"Estética Orofacial na Odontologia"

 

O cuidado e a preocupação com Estética Orofacial remonta aos tempos antigos. Desde o “homem vitruviano de Leonardo Da Vinci, quando no Renascimento Leonardo conseguiu definir as proporções ideais do corpo humano dentro de um quadrado e um círculo. O arquiteto romano Marco Vitruvio, pai da ideia - na idade média, não havia conseguido. Há que considerar os diversos tipos de formato de rosto, assim como as diferenças entre sorriso feminino e o masculino.

As referências básicas para considerar harmônica a face, deve levar em conta o tamanho dos dentes, o alinhamento dos lábios e pouca exposição da gengiva e sulco naso labial suave. Atualmente a odontologia conta com importantes aliados, complementos importantes para harmonizar a face. A Toxina Botulínica e o Ácido Hialurônico têm sido aliados. Hoje é possível se conseguir uma perfeita harmonia no posicionamento e alinhamento dos dentes graças às evoluções na área.

A desarmonia caracteriza-se pela alteração de linha mediana, sorriso gengival classe II (mais exposição de gengiva) e plano oclusal desequilibrado. Modernas técnicas como o Sistema CAD-CAM, que compreendem o escaneamento da boca, permitindo ajustes que culminam na confecção de peça pronta no aplicativo com próteses, que quando colocadas transformam qualquer sorriso, corrigindo assim irregularidades e imperfeições. Podemos contar ainda com coroas, facetas, fragmentos e lentes de contato em porcelana fundida, a partir de tratamento bastante conservador. Até mesmo as gengivites passaram a contar com tratamento mais efetivo e rápido. Contamos também com o SNAP ON SMILE, que permite aos profissionais a partir de - Moldagens – promover a execução de tratamento sem qualquer desgaste dos dentes com prótese que os recobre e que o próprio paciente coloca e remove e mantém a mastigação normal. Além da gengivite, outros problemas são tratados com a mesma efetividade como a retração gengival por trauma de escovação, por exemplo. Como profissionais sugerimos a prevenção para o cuidado bucal, a ser feita uma vez por ano, com um check-up Digital Odontológico Preventivo através de imagens ampliadas, radiografias e exame clínico (cadeia ganglionar, glândulas salivares, ATM e mucosas). Imagens ampliadas em 60 vezes evidenciam eventuais processos patológicos e desgastes em sua fase inicial. Diagnostica problemas incipientes, não perceptíveis a olho nu, nos dentes, nas mucosas e nas restaurações. 

Interact

interact3O Rotary Club de São Paulo patrocina dois Interacts Clubs a saber:

Leia mais...

Rotaract

rotaract3Desenvolver qualidades de liderança e perícia profissional

Leia mais...

Intercâmbio de Jovens

intercambio3Hoje, 150 países e regiões estão envolvidos no Programa de Intercâmbio.

Leia mais...