FÓRUM ECONOMIA – ACESSE O LINK PLATAFORMA ZOOM: https://us02web.zoom.us/j/81541613505?pwd=TjZtT2JFL3lPaS9JVVY1U2dtVjJQQT09
ID da reunião: 815 4161 3505 / Senha de acesso: 694764
Roberto Macedo 
Possui graduação em Economia pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA), da USP (1968), e mestrado e doutorado em Economia pela Universidade Harvard (1972 e 1974), títulos reconhecidos pela mesma Faculdade, da qual foi professor titular, chefe do departamento de Economia, e diretor. Também na FEA obteve o título de Livre Docente em Econometria. É CFP® (Certified Financial Planner), certificação internacional conferida no Brasil pela Planejar-Associação Brasileira de Planejadores Financeiros (www.planejar.org.br), por delegação do Financial Planning Standard Board, sediado nos EUA.
 
Atualmente é consultor de economia e ensino superior, desenvolvendo também, entre outras, as seguintes atividades: articulista do jornal O Estado de S.Paulo, na primeira e na terceira quinta-feira de cada mês (p.2); membro do Conselho de Administração da Desenvolve-SP – Agência de Fomento do Estado de São Paulo, coordenador do Conselho de Economia da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), consultor da Fundação Espaço Democrático, do Partido Social Democrático, membro do Conselho de Economia e Política da Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomércio), membro do conselho do Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial e membro do Conselho Técnico do IBGE.
 
No governo federal foi secretário de Política Econômica do então Ministério da Economia, Fazenda e Planejamento, e presidente do IPEA. No setor privado, presidente executivo da Eletros – Associação Brasileira de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos, e do Sindigás – Sindicato Nacional dos Distribuidores de Gás Liquefeito de Petróleo. Foi estagiário na ONU, consultor do Banco Mundial, da UNIDO, do BID, da OIT-PREALC e membro do Comitê Latino Americano da Econometric Society.
Andrew Frank Storfer
Engenheiro Civil pela Escola Politécnica da USP, Bacharel em Administração pela Universidade Mackenzie, possui diversas pós-graduações como engenharia de sistemas pela Poli, Economia Brasileira pela FEA, Economia Aplicada à Administração pela FGV, e também MBA pela BBS/Universidade de Richmond.

Desde 2009 é CEO da América Energia S.A. grupo que atua em geração, comercialização e gestão de energia para consumidores e geradores, sendo também membro do Conselho de Administração de empresas dos setores financeiro e de energia.
 
Ex-presidente da ANEFAC, associação com mais de 1.500 executivos de grandes e médias empresas, atualmente integra seu Conselho de Administração e a Diretoria de Economia e Finanças.

Especialista em assuntos econômicos e de energia, é palestrante em diversos congressos, seminários e workshops nacionais e internacionais e autor de diversos artigos e publicações.
 
Prof. Dr. Simão Davi Silber
Professor Doutor de Economia na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo – Graduação e Pós-graduação.
 
Doutor em Economia por Yale University – USA – 1983.
 
Diretor de Pesquisas da FIPE – de 1995 até 1999.
 
Diretor Presidente da FIPE – de 1999 até outubro 2003.
 
Membro do Conselho Superior de Estudos Avançados – FIESP – 2007.
 
Membro do Conselho Curador da FIPE – 2003 a atual.
 
Lívio Giosa
 Administrador de Empresas com especialização em “Business Administration” pela New York University;
1º Vice Presidente do Rotary Club de São Paulo;
Presidente da Comissão de Sustentabilidade do Rotary Club de São Paulo/ Distrito 4563;
Presidente do CENAM – Centro Nacional de Modernização Empresarial;
Consultor Estratégico e Sócio Diretor da GLM Assessoria Empresarial;
Vice Presidente do Instituto Smart City Business America;
Vice Presidente da ADVB – Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil;
Coordenador Geral do IRES – Instituto ADVB de Responsabilidade Socioambiental;
Presidente da Associação Paulista Viva;
Coordenador do Grupo de Excelência de Gestão Pública – CRA/SP;
Coordenador Nacional do PNBE – Pensamento Nacional das Bases Empresariais; Sócio Membro do Conselho da SBGC – Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento;
Membro do Comite de Sustentabilidade da CECOMERCIO ligado à FECOMERCIO (Federação do Comércio do Estado de São Paulo);
Autor dos livros: “O Brasil Profissional: a Hora e a Vez da Competência”, Ed.Meta; “As Grandes Sacadas de Marketing do Brasil”, Ed.Senac; “Responsabilidade Social Corporativa e Sustentabilidade”, Ed.Senac (em andamento); “Olhos da Vida”, Ed.Pensieri; “Terceirização: Uma Abordagem Estratégica”, Ed.Thomson/Meca; e da “Coleção Reino dos Sonhos”, Ed.CLA;
Palestrante renomado em temas sobre Gestão Estratégica, Responsabilidade Socioambiental e Inovação na Gestão;
É professor convidado da Universidade de Belgrano (Buenos Aires, Argentina); Universidade École de France (Paris, França); Universidade Bocconi (Milão, Itália), New York University e University of Central Flórida (USA) para proferir palestras sobre Gestão Estratégica;
É professor convidado da FAAP no curso de Pós-Graduação: “Gerente de Cidades”, na cadeira Modernas Técnicas de Gestão e Terceirização” e do curso de “Gestão Estratégica” (USP e FGV);
Foi Deputado Estadual (1995/1999);
Foi Secretário de Desenvolvimento Econômico da Estância de Atibaia (2013 a 2016) e
Prêmio ONU de Sustentabilidade/2012 (Rio+20) como um dos Líderes Sustentáveis Globais.
Mirched Abdo Alaby
 
Formado pela Universidade de São Paulo (USP), em Economia, Administração de Empresas e Ciências Contábeis (1967/1976); no ano de 1985 concluiu o mestrado em Contabilidade pela Pontifícia Universidade Católica (PUC); e, em 1989, concluiu o curso de Comércio Exterior pela Universidade de Dallas/USA.
 
Experiência de mais de 50 anos em Comércio Exterior, com passagens em diversas empresas, como Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior, Cofap, Siemens, Citibank e General Electric. Sua última experiência foi como Chief Executive Officer (CEO) da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, onde permaneceu por 35 anos.
 
Entre 1973 e 2000, foi professor universitário de Administração e Ciências Contábeis na Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (USP) e Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), onde foi diretor.
 
Com muita experiência em comércio exterior e diversas viagens aos países árabes e do extremo Oriente, foi agraciado em 2002 com a “Comenda da Ordem do Rio Branco”, pela presidência da República Federativa do Brasil e, em 2011, com a “Comenda da Aeronáutica –Santos Dumont”, pelo ministério da Aeronáutica.
 
Alaby já foi conferencista em mais de 250 seminários e congressos de Comércio Exterior no Brasil e no mundo. Também é autor do livro “Feiras e Exposições”, publicado pelo Ministério da Indústria e Comércio e pela Fundação Centro de Estudos de Comércio Exterior; autor do Guia Básico do Exportador e do Guia Básico do Importador.
 
Articulista em jornais e revistas no Brasil e no exterior, atualmente é membro do Conselho Consultivo da Câmara de Comércio Italiana de São Paulo e do Conselho de Comércio Exterior da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP); consultor do Programa das Nações Unidas para Países em Desenvolvimento (ONU/PNUD), em assuntos de “Countertrade”; e consultor do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com foco em Marketing de Exportação, executando trabalhos na Costa Rica, El Salvador e Guatemala.
 
Menu