SÉRGIO DE CASTRO – Contador, CRC-SP34.882, Jornalista, MTB-SP62.366, Editor, Historiador, membro da Associação Paulista de Imprensa, nº 1842, membro da Ordem dos Velhos Jornalistas, da Associação do Cabo da Roca – Ponto mais ocidental da Europa, da Associação Peregrinos de Jerusalém, 1998, Ordem de Nossa Senhora de Fátima – Portugal, 1979.
Foi casado com Jurema Patella de Castro. Tem dois filhos e três netos.
Autor dos livros: “Juventude e Paz”, “Servir sem Medir” e “Sínteses e Paradoxos”.
Âncora do programa “Os Imigrantes”; Rádio Trianon, 740 AM, todos os domingos às 19 horas.
Rotary
Iniciou a sua vida profissional no Rotary em 1953, como office-boy na redação da revista Vida Rotária, galgou a posição de editor e publicou 315 edições mensais e bimestrais.
Funcionário da Fundação de Rotarianos de São Paulo, Colégio Rio Branco e Lar Escola Rotary, como escriturário, contador, gestor e procurador por 43 anos.
Fez cobertura jornalística em 25 Convenções, a primeira em 1978, Tóquio. Planejou e coordenou o estande da Fundação de Rotarianos na Convenção de 1981, no Anhembi, São Paulo.
Em 1984, foi o primeiro funcionário da instituição a receber o Título Paul Harris, outorgado por iniciativa do rotariano Iscandar Tayar, do Rotary Club de São Paulo-Mooca e demais clubes do então Distrito 461.
Presidente do Rotary Club de São Paulo-Sumaré por duas gestões.
Associado aos Rotary Clubs de São Paulo-Sumaré; São Paulo; Jardim das Bandeiras; República e atualmente Rotary Club de São Paulo-Oeste.
Membro honorário dos Rotary Clubs de São Paulo, RCSP Barra Funda, RCSP Morumbi, RCSP Noroeste e RCSP Sumaré.
Fundador da Confraria dos Presidentes Maestros, iniciada na gestão do Governador Nelson Weingrill, 1996-97.
Em 1997, foi representante do Governador José Antonio Figueiredo Antiório para a fundação do Rotary-Colinas do Sumaré. Os candidatos, quase todos apresentados por Sérgio, foram empossados no clube padrinho. Apresentou também aproximadamente 60 novos rotarianos, em vários Distritos.
Como fiel depositário, por 18 anos, do acervo da Vida Rotária, que fora encerrada em pleno apogeu, entrega este rico e valioso acervo, em 2009, ao Museu Armando de Arruda Pereira, ao qual dedica parte do seu tempo, como voluntário.
Desde 1990, edita coluna rotária no Grupo 1 de Jornais, Gazeta de Pinheiros e outros jornais com clientes e amigos de mais de seis décadas, como o líder livreiro do país, Oswaldo Siciliano.
Representante em São Paulo, por aproximadamente 22 anos, da Brasil Rotário.