Encerrando as festividades de comemoração do Centenário do RCSP participei da agradável visita ao Farol Santander com minha esposa Ana Luisa, meu filho Antônio Carlos e Raissa Petri. Logo no hall do prédio fomos muito bem recepcionados pelo seleto grupo de rotarianos e convidados e tiramos fotos do grupo.

No hall de entrada e depois dos mezaninos pudemos admirar o imponente lustre de cristal que pesa cerca de 1.800 kg e tem 11 metros de comprimento.

No quarto andar visitamos as salas com mobiliários que reportam as décadas de 1940/50/60, recordei da primeira conta que tive em Banco no início dos anos 70 e a forma como os cheques eram pagos nas Agências: no guichê entregavam uma senha (ficha de metal) ao portador que ficava aguardando a conferência de saldo e reconhecimento da assinatura por funcionários da instituição e depois o caixa chamava pela senha e entrega o dinheiro, geralmente esta operação demorava bastante e isso só funcionava na agência que do titular do cheque tinha conta, outra alternativa era depositar o cheque e aguardar alguns dias para a compensação.

No mirante, 26 andar, tem uma bela vista de muitos pontos da cidade entre eles o pico do Jaraguá que fica a cerca de 18 km de distância.

Após a visita aproveitamos para conhecer o cofre no subsolo do prédio que foi transformado em um belo Bar, muito bem decorado, pudemos observar como era guardado o dinheiro e os cofres oferecidos aos clientes para guardarem seus pertences. Finalizamos apreciando deliciosos drinks. Realmente foi um passeio muito agradável que agradeço aos organizadores do Centenário.

 

Menu