Nosso final de semana mágico começa com essa excursão ao Museu do Ipiranga, museu que desempenha um papel crucial na preservação e divulgação da história e cultura brasileiras. Saindo do nosso ponto de encontro em frente ao Hotel Renaissance, começamos o dia inspirados pela magia da celebração da amizade e companheirismo, cheios de entusiasmo pela ocasião do Centenário.

O reencontro de nossos estimados companheiros, vindos de todo o Brasil, muitos que não conheciam o Museu ou ainda não o tinham visitado após sua reabertura, depois de 10 anos fechado para restauração. Nossas festividades se iniciam com 68 companheiros vivendo uma experiência marcante e enriquecedora. Durante quase duas horas, os participantes foram imersos na cultura vibrante do Brasil, desfrutando de uma jornada repleta de alegria e celebração.

Iniciamos às 9am em frente ao Museu eternizando o momento para os próximos 100 anos e à medida que o grupo embarca na jornada, há uma sensação palpável de camaradagem e união, com todos compartilhando a empolgação pelo centenário. Estão presentes muitos companheiros e representantes do RCSP e o presidente eleito do ano rotário 2024/2025 Lívio Giosa nos brinda com as palavras de abertura.

Ao longo do percurso, duas guias dividem o grupo para acompanhá-los com intuito de proporcionar a melhor experiência possível e permitir aos participantes mergulharem na rica cultura brasileira. Eles são apresentados a diversas manifestações artísticas, desde pinturas, esculturas, mobiliário, objetos pessoais de figuras históricas, fotografias, mapas entre outros. Enquanto exploram diferentes aspectos da cultura brasileira, os membros do Rotary Club têm a chance de refletir sobre o impacto positivo que a organização teve ao longo dos anos. Eles compartilham histórias inspiradoras e lembranças de projetos bem-sucedidos que beneficiam suas comunidades, reforçando o compromisso contínuo com o lema do Rotary: "Dar de Si Antes de Pensar em Si". Muitos companheiros enriquecem a visita e experiência compartilhando seus conhecimentos.

A excursão também serve como uma oportunidade para os participantes se reconectarem com antigos amigos e fazerem novas conexões dentro da comunidade do Rotary Club. As conversas animadas e os momentos de confraternização fortalecem os laços entre os membros e reafirmam o valor do serviço à humanidade. À medida que a jornada termina, os participantes se despedem com corações cheios de gratidão e inspiração. A experiência de quase duas horas imersa na cultura do Brasil não apenas os enche de alegria, mas também os prepara para as festividades que estão por vir no centenário do Rotary Club São Paulo.

Assim, essa excursão não é apenas uma celebração do passado, mas também um prelúdio emocionante para o futuro, onde os membros do Rotary continuam a fazer a diferença no mundo, guiados pela visão de um mundo melhor através do serviço comunitário e da amizade duradoura!!!